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Originalmente postado no Loronix em 06 de maio 2008.
Comentários originais incluídos.
I confess that I will miss these days and also the new resources created
to monitor the work in progress, such like the small screens with links to the
last finished weeks. These screens were
really useful to motivate people to monitor the work in progress, getting along
with albums that they never could have the chance without this event. I think
less then a few days are necessary to have everything finished.
Meanwhile, I think it is time to check this beautiful album recorded by
Maestro Radames Gnattali in 1965 in commemoration of 400 years of Rio de
Janeiro city, featuring a fantastic participation of a very special guest, the
legendary Ze Menezes.
Let’s see.
This is Radames Gnattali – Concerto Carioca Nr. 1 (1965), for
Continental, featuring the piano and compositions of Radames Gnattali, Ze
Menezes guitar and Orquestra Sinfonica Continental, conduced by Henrique
Morelenbaum. This is a self-explanatory release, Concerto Carioca Nr. 1 is
among the most acknowledged works of Radames Gnattali and the participation of
Ze Menezes guitar is really worth checking.
Tracks include:
01 – 1º Movimento – Abertura Marcha-Rancho (Radames Gnattali)
02 – 2º Movimento – Canção (Radames Gnattali)
03 – 3º Movimento Valsa Seresteira (Radames Gnattali)
04 – 4º Movimento “Final” Samba (Radames Gnattali)
02 – 2º Movimento – Canção (Radames Gnattali)
03 – 3º Movimento Valsa Seresteira (Radames Gnattali)
04 – 4º Movimento “Final” Samba (Radames Gnattali)
3 Comentários originais:
jorge mello on Tuesday, 06 May, 2008
No livro “Radamés Gnattali, o eterno experimentador, de Valdinha Barbosa e Anne Marie Devos, este concerto foi composto para as festas do IV Centenário do Rio de Janeiro- homenagem a Laurindo de Almeida. Ainda de acordo com a mesma fonte, este Concerto foi apresentado pelos solistas e a OSTM no Theatro Municipal em 30 de março de 1965.
Radamés,nosso grande “maestro mais que soberano” conjugava o binômio qualidade e produtividade de maneira exemplar. Sua contribuição a Musica Erudita Brasileira é significativa e por várias vezes escreveu concertos e peças ligeiras para instrumentos tidos como populares, tais como o violão, gaita, acordeom e bandolim.
Cercava-se, para isso, de grandes instrumentistas como Edú da Gaita, Jacob do Bandolim, Chiquinho do Acordeom, Dilermando Reis,Laurindo Almeida, Garoto e José Menezes. Sobre este último, Radamés disse(ver Radamés Gnattali, de Aluisio Didier) que:” Toca tudo o Menezes:Cavaquinho,bandolim, guitarra, violão e é ainda um bom improvisador. Ele é lá do Nordeste e sei de uma história que o Padre Cícero botou a mão na cabeça dele”.
Guitarist on Tuesday, 06 May, 2008
Amazing! It is fantastic to find so much rare guitar repertoire at loronix, among so many fantastic popular records. Only Gnatalli could merge concert and popular music so well. This must be one of the very first electric guitar concertos, yes?
Alexandre Dias on Wednesday, 07 May, 2008
Excelente post, Zeca Louro. Obrigado.
Você por acaso possui o disco “Cantares Brasileiros II – A Valsa”? Seria uma contribuição ótima, pois é um disco que nunca consegui achar. Tenho o Cantares Brasileiros I – A Modinha, que é impressionante (e aliás conta com a participação do Radamés em várias faixas, inclusive tocando cravo, e acompanhando a Nara Leão). Também seria um ótimo adendo. Ambos os discos são promocioniais, e até onde sei, nunca foram comercializados.
Um abraçojorge mello on Tuesday, 06 May, 2008
No livro “Radamés Gnattali, o eterno experimentador, de Valdinha Barbosa e Anne Marie Devos, este concerto foi composto para as festas do IV Centenário do Rio de Janeiro- homenagem a Laurindo de Almeida. Ainda de acordo com a mesma fonte, este Concerto foi apresentado pelos solistas e a OSTM no Theatro Municipal em 30 de março de 1965.
Radamés,nosso grande “maestro mais que soberano” conjugava o binômio qualidade e produtividade de maneira exemplar. Sua contribuição a Musica Erudita Brasileira é significativa e por várias vezes escreveu concertos e peças ligeiras para instrumentos tidos como populares, tais como o violão, gaita, acordeom e bandolim.
Cercava-se, para isso, de grandes instrumentistas como Edú da Gaita, Jacob do Bandolim, Chiquinho do Acordeom, Dilermando Reis,Laurindo Almeida, Garoto e José Menezes. Sobre este último, Radamés disse(ver Radamés Gnattali, de Aluisio Didier) que:” Toca tudo o Menezes:Cavaquinho,bandolim, guitarra, violão e é ainda um bom improvisador. Ele é lá do Nordeste e sei de uma história que o Padre Cícero botou a mão na cabeça dele”.
Guitarist on Tuesday, 06 May, 2008
Amazing! It is fantastic to find so much rare guitar repertoire at loronix, among so many fantastic popular records. Only Gnatalli could merge concert and popular music so well. This must be one of the very first electric guitar concertos, yes?
Alexandre Dias on Wednesday, 07 May, 2008
Excelente post, Zeca Louro. Obrigado.
Você por acaso possui o disco “Cantares Brasileiros II – A Valsa”? Seria uma contribuição ótima, pois é um disco que nunca consegui achar. Tenho o Cantares Brasileiros I – A Modinha, que é impressionante (e aliás conta com a participação do Radamés em várias faixas, inclusive tocando cravo, e acompanhando a Nara Leão). Também seria um ótimo adendo. Ambos os discos são promocioniais, e até onde sei, nunca foram comercializados.
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