Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


sábado, 14 de março de 2009

Tuca - Meu Eu



A música “Homen de Verdade”
do album "Meu Eu" (1966)
está no Rádio Martoni ‘08

.
Uma artista Brasileira quase desconhecida e muitas vezes esquecida é a compositora e cantora Tuca, nome verdadeiro Valeniza Zagni da Silva.

Tuca nasceu 17/10/1944 em São Paulo
Formou-se em música erudita pelo Conservatório Paulista no ano de 1957.

A primeira gravação de uma canção de sua autoría em disco foi "Homem de Verdade", cantado pela cantora Ana Lúcia, no ano 1962.

Na decada de 1960 Tuca participou de muitos festivais.
No Festival Nacional de Música Popular da TV Excelsior (SP) em 1966, ficou em primeiro lugar cantando com Airto Moreira a música "Porta Estandarte" de Geraldo Vandré e Fernando lona.


Tuca e Airto Moreira 1966

Website de Airto Moreira


Tambem em 1966 participou do I Festival Internacional da Canção da TV Rio, apresentando "Cavaleiro", de sua autoria e Geraldo Vandré, classificada em 2º lugar na fase nacional do festival.

Neste mesmo ano lançou tambem seu primeiro LP com titulo “Meu Eu”



Meu Eu

Faixas:


Curtinha Nº 2, Refrão Guerra e Paz
A Estrada
Medieval-Neo-Clássica
Yemanjá
Aconteceu de Repente
Terra Triste
Xangô, Meu Santo é Forte
Amor e Morte de Um Soldadinho de Chumbo
Meio Sertão Andei
Simplicidade
Cirandando Neo-Clássica
Homen de Verdade

.

Homen de Verdade

Homen de verdade
é quem sabe chorar
numa só canção
sua dor de amor


Homen de coragem
é quem sabe perder
e só tem o amor
para se defender... da dor

Vale muito mais
quem não sabe amar
que quem pode amar
e não sabe lutar

Mais quem se perdeu
na noite de si mesmo
Capoeira esqueceu

Homen de verdade
é quem sabe chorar
numa só canção
sua dor de amor

Homen de coragem
é quem sabe perder
e só tem o amor
para se defender... da dor

Vale muito mais
quem não sabe amar
que quem pode amar
e não sabe lutar

Mais quem se perdeu
na noite de si mesmo
Capoeira esqueceu

Só quem tem razão
é quem sabe cair
e perder a razão
só de se levantar

Homen de moral
é quem sabe dar
sem pedir em troca
o que se faça mal

Só é mesmo livre
quem não quer se libertar
do amor tão triste
pois sabe esperar

Mas só tem no pranto
de quem perdeu a paz
e não renunciou
Quem quizer ter paz
tem que saber sofrer
pelo seu amor poder até morer

Só tem braço forte
quem segura a flor
só não cai ao chão
quem sabe olhar pro ceu... e crer

O homen de bem
sabe chorar de amor
e na dor do amor
não para de lutar

Homen vem chegando
dizendo capoeira
que a tristeza terminou

Só tem braço forte
quem segura a flor
só não cai ao chão
quem sabe olhar pro ceu... e crer
.



3 comentários:

RAO disse...

primeira Gravaçãoi da Tuca não foi da Ana Lucia, a Ana Lucia gravou Homem de Verdade depois de 62...se copio do dicionario que tem na net...errou; A tuca tocou violão no disco da Nara Leão 10 anos depois.......o melhor disco da Nara.

Martoni disse...

Oi Raomusic, o proximo post é sobre Tuca e o disco da Nara. As informações para todos meus post vem da Net, não tenho outros meios a não ser a ajuda de amigos de RF&E e seus comentários.
Mas quaia foram os primeiros gravações da Tuca? Obrigado e um abraço, Martoni.

RAO disse...

ho que conferir a datas de uns discos que foram lançados pela Autofidelity e pela RCA que aparece umas composições dela. MAs a gravação da Ana Lucia de Homem de Verdade não foi não, pois esse disco é de 1964.