.
Programa de sabado, 26 de janeiro 2008 (wk 04)
.
Olá ouvintes e visitantes do FORMA E ELENCO, neste programa, prestamos uma homenagem ao Maestro Soberano, como o chama Chico Buarque, o eterno Antonio Carlos Jobim.
Jobim é sempre um homenageado aqui no F&E, não passa um programa sem várias de suas músicas presentes, e será sempre assim.
Aqui a qualidade musical é essencial, e Jobim é essencial. Sempre.
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nasceu no dia 25/01/1927 no bairro da Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro, más ainda pequeno foi morar em Ipanema.
Sempre ligado á natureza, cresceu como um verdadeiro garoto de praia, e nunca se esquecendo de comentar com os amigos durante o decorrer de sua vida, sobre suas aventuras como bom nadador que era.
O primeiro instrumento de Tom foi o violão, logo o trocou pelo piano. Instrumento que foi parar em sua casa para sua irmã Helena, e Tom o via sempre lá na garagem, e aos poucos foi trocando a praia pelos teclados. Seu padrasto vendo que o garoto tinha jeito pra coisa, o levou para estudar com o maestro Hans Joachim Koellreuter, nesta época Tom tinha 14 anos. Um pouco depois, Tom foi trabalhar em escritório de arquitetura , profissão que pretendia seguir, más logo, (pra sorte de todos nós), decidiu trocar as pranchetas com traçados e números, para estudar Harmonia Musical.
Com apenas 22 anos, se casou com Tereza , sua namorada desde a adolescência, e começa a partir daí uma nova etapa na vida de Tom, a da corrida atrás de pagar o aluguel no fim do mês, fato que ele contava com muito bom humor anos mais tarde.
Foi nesta fase que Jobim teve de tocar em diversas casas noturnas do Rio, os chamados "inferninhos", onde tem de se tocar de tudo e madrugada á fora.
Logo Tom conseguiu um emprego na gravadora Continental, onde transcrevia para a pauta, melodias de compositores que não conheciam música. A partir de 1952 passou a fazer arranjos para as gravações e a mostrar algumas composições suas para os mais chegados, e em 53 duas músicas suas são gravadas: "Incerteza" (com Newton Mendonça), na voz de Mauricy Moura e Ernâni Filho lança "Faz uma semana"(com Juca Stockler).
Em 54, uma composição sua e de Billy Blanco é gravada por Dick Farney e Lúcio Alves, "Tereza da Praia". Esta gravação foi planejada para desmistificar uma suposta rivalidade existente entre estes dois grandes cantores (os vozes de travesseiro), era a época do mítico fãn Clube Sinatra-Farney, e a rivalidade só existia na cabeça das tietes de um e de outro. Esta gravação foi a primeira de sucesso de nosso Maestro Tom, daí para ele se tornar um dos mais respeitados músicos, arranjador, compositor, regente e instrumentista de todos os tempos, foram alguns passos de uma história rica, de muita batalha e injustiças (até hoje), principalmente em seu próprio país (Brasil), fato que o deixava bastante magoado, más que não o abateu jamais, pelo contrário, a cada bobagem dita ou feita, ele respondia com um trabalho impecável e eterno, como um diamante (para sempre).
Este é um pouco do nosso Tom Jobim, que nós vamos mostrar, adornado com muita música neste FORMA E ELENCO. De presente, a última música do programa é uma gravação inédita de "Dindi" (de Tom e Aloysio de Oliveira) na voz de Elis Regina.
Elis nunca gravou esta canção, em LP ou cd, esta faixa foi extraída de um show em que ela é acompanhada apenas pelo piano de Tom. Um primor.
E como homenagem pouca é bobagem (principalmente em se falando de Tom Jobim), todas as músicas da seleção musical deste programa são de Tom, e dele com parceiros. É o mínimo que nós que prezamos pela qualidade musical, emocional e histórica de nossa cultura, podemos fazer; e sempre o faremos , com o maior prazer, para o deleite de todos voçês nossos ouvintes e visitantes que apreciam um autêntico "Biscoito Fino".
Parabéns Maestro Antônio Carlos Jobim, esteja onde estiver.
O prazer em ouvi-lo (sempre), é todo nosso!.
Literatura indicada:
"Tom Jobim- A simplicidade do gênio, de José L. Sanches (Ed. Record-1995);
"Antônio Carlos Jobim, um homem Iluminado, de Helena Jobim (Ed. Nova fronteira-1996);
"Antônio Carlos Jobim - uma biografia, de Sergio Cabral (Ed. Lumiar-1997);
"Ela é Carioca" Uma enciclopédia de Ipanema, de Ruy Castro (Ed. Cia das letras-1999)."
==============================================================================
Na seleção musical deste sabado /
Muzikale selectie van deze zaterdag:
Hoje só músicas de Tom Jobim com:
Dick Farney, Lúcio Alves;
João Gilberto;
Silvia Telles;
Os Cariocas;
João Donato;
Elis Regina;
Frank Sinatra e muito mais....
Download:
part 01 (link)
part 02 (link)
Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:
Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca
Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:
Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca
Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Tom Jobim, 81 Anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário