Programa de sabado, 26 de janeiro 2008 (wk 04)
.

Olá ouvintes e visitantes do FORMA E ELENCO, neste programa, prestamos uma homenagem ao Maestro Soberano, como o chama Chico Buarque, o eterno Antonio Carlos Jobim.

Jobim é sempre um homenageado aqui no F&E, não passa um programa sem várias de suas músicas presentes, e será sempre assim.
Aqui a qualidade musical é essencial, e Jobim é essencial. Sempre.
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nasceu no dia 25/01/1927 no bairro da Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro, más ainda pequeno foi morar em Ipanema.

O primeiro instrumento de Tom foi o violão, logo o trocou pelo piano. Instrumento que foi parar em sua casa para sua irmã Helena, e Tom o via sempre lá na garagem, e aos poucos foi trocando a praia pelos teclados. Seu


Foi nesta fase que Jobim teve de tocar em diversas casas noturnas do Rio, os chamados "inferninhos", onde tem de se tocar de tudo e madrugada á fora.
Logo Tom conseguiu um emprego na gravadora Continental, onde transcrevia para a pauta, melodias de compositores que não conheciam música. A partir de 1952 passou a fazer arranjos para as gravações e a mostrar algumas composições suas para os mais chegados, e em 53 duas músicas suas são gravadas: "Incerteza" (com Newton Mendonça), na voz de Mauricy Moura e Ernâni Filho lança "Faz uma semana"(com Juca Stockler).
Em 54, uma composição sua e de Billy Blanco é gravada por Dick Farney e Lúcio Alves, "Tereza da Praia". Esta gravação foi planejada para


Elis nunca gravou esta canção, em LP ou cd, esta faixa foi extraída de um show em que ela é acompanhada apenas pelo piano de Tom. Um primor.
E como homenagem pouca é bobagem (principalmente em se falando de Tom Jobim), todas as músicas da seleção musical deste programa são de Tom, e dele com parceiros. É o mínimo que nós que prezamos pela qualidade musical, emocional e histórica de nossa cultura, podemos fazer; e sempre o faremos , com o maior prazer, para o deleite de todos voçês nossos ouvintes e visitantes que apreciam um autêntico "Biscoito Fino".
Parabéns Maestro Antônio Carlos Jobim, esteja onde estiver.

O prazer em ouvi-lo (sempre), é todo nosso!.
Literatura indicada:
"Tom Jobim- A simplicidade do gênio, de José L. Sanches (Ed. Record-1995);
"Antônio Carlos Jobim, um homem Iluminado, de Helena Jobim (Ed. Nova fronteira-1996);
"Antônio Carlos Jobim - uma biografia, de Sergio Cabral (Ed. Lumiar-1997);
"Ela é Carioca" Uma enciclopédia de Ipanema, de Ruy Castro (Ed. Cia das letras-1999)."
==============================================================================
Na seleção musical deste sabado /
Muzikale selectie van deze zaterdag:

Hoje só músicas de Tom Jobim com:
Dick Farney, Lúcio Alves;
João Gilberto;
Silvia Telles;
Os Cariocas;
João Donato;
Elis Regina;
Frank Sinatra e muito mais....
Download:
part 01 (link)
part 02 (link)
Nenhum comentário:
Postar um comentário