
.

.
gravou o primeiro disco, o compacto com "Amendoim Torradinho" e "Desejo". Em 1956 lançou um 78 rotações com "Foi a Noite", considerado um marco precursor da bossa nova. Na outra face do disco estava "Menina", de Carlos Lyra também iniciante. Com o disco "Amor de Gente Moça", de 1959, tornou-se a primeira cantora profissional a lançar um disco inteiro de Bossa Nova. 


quase totalmente esquecido. Buscando resgatar sua memória e valorizar sua contribuição à música brasileira de boa qualidade, meu blog instituiu o selo BOSSA SIMONAL. Se quiser apoiar, copie e cole-o no seu blog..

Lobo Bobo
do album A Bossa e o Balanço (1994)
está no RADIO MARTONI '08
Lobo Bobo
Era uma vez um lobo mau
que resolveu jantar alguem
estava sem vintem
mas arriscou
e logo se estrepou
um chapeuzinho de maio
ouviu buzina e nao parou
mas lobo mau insiste
faz cara de triste
mas chapeuzinho ouviu
os conselhos da vovo
dizer que não pra lobo
que com lobo nao sai só
lobo canta, pede promete
tudo ate amor
e diz que fraco de lobo
é ver um chapeuzinho de maio
chapeuzinho percebeu
que o lobo mau se derreteu
pra vez voces que lobo
tambem faz pápel de bobo
so posso lhe dizer
chapeuzinho agora traz
um lobo na coleira que
no janta nunca mais
lobo bobo.......
.
Wilson Simonal foi mencionado no programa de F&E de 8 de dezembro 2007:
Início dos anos 60 e a popularização do termo e da BOSSA NOVA
.
50 Anos de Bossa Nova
.
Guarda, começou a brilhar aquela que seria uma das estrelas mais fulgurantes do universo da música nacional: Wilson Simonal. Negro e de origem muito humilde, Simonal deu um duro tremendo até tornar-se um dos artistas mais populares do Brasil no fim dos anos 1960 e início dos 1970. Possuidor de uma voz e um estilo personalíssimo, invejavelmente afinado, com uma rara habilidade para a harmonia e divisão, Wilson Simonal logo tornou-se o primeiro cantor negro a ascender ao status de estrela maior da MPB. Em pouco tempo, graças a seu incomparável talento musical, conquistou merecido destaque, sobrepujando em popularidade (e em cachê!) os mais consagrados cantores de então. E isso, parece, despertou muita inveja, ciúme e intolerância.
dar um susto no salafrário. Eram os anos de chumbo da ditadura, e na confusão que se seguiu foi acusado de colaborador do regime militar. Foi taxado de dedo-duro entre os artistas. Pronto! Era tudo que os invejosos queriam. A imprensa sensacionalista, que sobrevive mais da miséria e fracassos alheios, tinha ali um prato cheio. O Pasquim, no qual publiquei alguns cartoons em 1975 ou 76, foi o principal veículo a caluniá-lo. O cartunista Sérgio Jaguaribe, o Jaguar, admitiria muito mais tarde que fizera tudo por impulso, e não se arrependia de ter destruído um mito. Penso que era por pura inveja ou outro sentimento mais torpe.+front.jpg)

No Martoni Videos uma simples homenagen á esta extraordinária cantora.
.
50 Anos de Bossa Nova
.




.
.....O pivô da separação dos dois foi um suposto romance de Bôscoli e a cantora Maysa. Maysa ao retornar ao Brasil depois de uma turnê pelo cone sul das américas (Argentina, chile, etc...) com Bôscoli e demais músicos brasileiros, convocou uma coletiva de imprensa no aeroporto, e ao chegar anunciou seu casamento com Ronaldo....Leia mais >>

Assista aos videos que foram postos no Martoni Videos em comemoraçào do Tom Jobim 81 anos.
.
.
Tom Jobim e Roberto Carlos cantam Lígia, recentemente o Roberto foi muito aplaudido quando cantou esta música com Caetano Veloso.
Vejam tambem a preocupação do Tom com a natureza, ele fala da destruição da mata e que nos temos que ter preocupação com isso porque "quando acabar a natureza acaba a gente".
Mas, tambem vão ver o Tom cantando lá nos states with The Voice, e a homenagem que os artistas Brasileiras prestaram à ele.
Abraços para todos, Martoni
.
.
![]() |
| Jucelino Kubitschek, "President Bossa Nova" na construção da cidade de Brasília |
.
"Apesar de um pouco ofuscado pelas presenças de Tom Jobim e João Gilberto, Luiz Bonfá também estava presente no nascimento da bossa nova. Pelo menos duas de suas canções, "Manhã de Carnaval" e "Samba de Orfeu", deram a volta ao mundo três anos antes que as canções de Jobim revolucionasse o mundo do jazz."Quote de: Clube de Jazz
.
Luiz Bonfá foi mencionado no programa Forma e Elenco de 15 de dezembro 2007:
"Dois grandes precursores da Bossa-Nova: Johnny Alf e João Donato"
"Johnny Alf fundou um clube, que se reuniam para exibição de filmes, análise de orquestrações, shows, etc. Um nome já famoso na época (1949) regressava dos EUA, e passou a fazer parte deste grupo, era Dick Farney, e o clube passou então se chamar "Sinatra-Farney Fan Club", tendo entre seus sócios entre outros: Tom Jobim, Luis Bonfá e Nora Ney ...."
Leia mais >>
.
.

.
Esta música foi um dos temas abordados no programa de F&E de 9 de fevereiro 2008:
"Início de 1964, panorama musical e político"
"Neste sábado no Forma e Elenco vamos para o início de 1964, um ano marcado na história brasileira. Mais precisamente no dia 1 de abril deste ano, aconteceu o golpe militar e as coisas começaram a esquentar por aqui.Neste mesmo dia, mais precisamente nesta mesma noite, Roberto Menescal e a iniciante cantora Wanda Sá se dirigiam ao estudio para a gravação da última faixa do LP de estréia de Wanda, que se chamaria "Vagamente" (este apelido a perseguiria por um bom tempo)".....
.
.
Em maio 2014 todos os links foram desativados. Para maiores informações ou perguntas entre em contato atravez do grupo de Rádio Forma & Elenco.
In May 2014 links in this blog have been disabled. For more information please go to group Rádio Forma & Elenco.
Link to Group