.
Programa de sabado, 22 de dezembro 2007
Olá visitantes e ouvintes do Forma & Elenco. Hoje, véspera de Natal, vamos falar por aqui e dentro do F&E, como presente de natal, de uma das músicas mais executadas anualmente em todo o mundo. Os números segundo pesquisas americanas, chegam á mais de 4000.000 de execuções até o ano passado (segundo as mesmas pesquisas , ela só perde para "Yesterday" dos Beatles), e já ultrapassou a casa das 300 gravações por todo o mundo, e a contagem não para. Ela toca ininterruptamente pelo planeta, a cada 2 minutos mais ou menos, ela começa a tocar em alguma rádio de algum lugar do mundo. Uau, são números de respeito!
E esta música, que tão bem representa o Brasil, por onde quer que ela toque, foi composta por dois dos grandes compositores de nosso Brasil: Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. Muitas estórias cercam as circunstâncias de sua criação, más a história mesmo, vou contar neste F&E, com base principalmente em pesquisas feitas pelo Jornalista Bossanovista convicto, Ruy Castro.
Em Ipanema (bairro do Rio de Janeiro), nos anos 60, Tom, Vinícius e amigos costumavam parar alí na esquina da rua Prudente de Morais com a Montenegro, no bar chamado Veloso (hoje "Garota de Ipanema) para tomar seus chopinhos e tambem observar as belas moças passantes "a caminho do mar..".
Uma destas beldades era a jovem, então com 19 anos, Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto. Linda morena ( sim na época ele era morena) de olhos claros, que frequentava sim as praias de Ipanema, más ia muito ao Veloso comprar cigarros para sua mãe.
Estas coisas de poesia não se explica muito, o fato é que nossos inspirados compositores Tom e Vinícius, depois de pouco tempo, terminaram esta pérola de canção, e a apresentaram pela primeira vez ao público no histórico show "Encontro", na Boate Au Bon Gourmet em 62.
Quem ouviu, de imediato anteviu a qualidade daqueles versos embalados por aquele doce balanço musical. Um deles foi o cantor Pery Ribeiro, que anotou os versos em um guardanapo e assim que pôde levou ao estúdio, e teve a primazia mundial na garvação de Garota de Ipanema. Tom a registrou em seu primeiro LP americano, em 63 (The Composer of desafinado), más o estouro mundial veio em 1964, com a gravação de Astrud Gilberto, que saiu primeiro em compacto (uma versão que limou a participação de João Gilberto), vendendo muitas cópias, e puxando para o topo das paradas todo o LP de onde foi tirada a gravação.
Era o LP "Getz/Gilberto", gravado um ano antes, e engavetado. Este disco, que também teve o mestre Tom Jobim arregimentando tudo, faturou 4 grammys e vendeu milhões de cópias (está em catálogo até hoje em muitos países), e vende até hoje, foi o estopim para mostrar nossa Garota para o mundo todo, e cativar a todos. Um fato interessante é que enquanto esta canção tocava lá fora, no Brasil e por todo o canto, e a própria Helô a assoviava, ela ainda não sabia que ela, Helô, era a "Garota de Ipanema", musa inspiradora da canção. Ela só veio a saber em setembro de 1965, quando Vinícius de Moares deu uma entrevista a revista Manchete e contou. Entre outras palavras , disse Vinícius: "...Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica...". A História (e as historias) de nossa música popular é riquíssima e muito bela, em muitos casos, pura poesia. Por isso deve ser sempre contada , recontada e passada para frente, e o F&E e aqui o Rádio Forma e Elenco cumprem um pouco deste papel, pelo menos é o que tentamos fazer, eu (Leo) por aqui (Brasil) e o Martoni por aqui também (Holanda).
Este programa é nosso presente de natal a todos voçês. Muita saúde , paz e prosperidade á todos, de preferência com muita música de qualidade. Feliz Natal (Leo e Martoni).
Literatura recomendada: Livro "Ela é Carioca- Uma enciclopédia de Ipanema" de Ruy Castro, editora Companhia da Letras.
==============================================================================
Na seleção musical deste sabado /Muzikale selectie van deze zaterdag:
Edu Lobo
Gal Costa
João Donato
Nara Leão
Tom, Miucha e Claus Ogerman e muito mais...
P.S.: imperdível:
Garota de Ipanema na voz de Nat King Cole e uma surpresinha no final do programa.
Boa audição.
Ouvir / Beluisteren
Aqui / hier >> - part 1 - - part 2 - - - tudo/alles
Downloaden / Baixar
Aqui / hier >> - part 1 - - part 2
Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:
Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca
Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:
Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca
Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi
sábado, 22 de dezembro de 2007
Presente de Natal: A criação da música "Garota de Ipanema"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário