domingo, 9 de novembro de 2014

Ely Camargo – Folclore do Brasil (1975)

.
.



 Ely Camargo

Goias, 12-02-1930 / Goiánia 03-11-2014 

Natural de Goiânia (Goiás), escolheu um gênero de música de difícil interpretação, mas que precisava mesmo ser difundido: o folclore, as modinhas, a seresta…Sua voz nos oferta músicas genuinamente brasileiras e, em diversos eventos internacionais, como na Suíça, a convite do Itamarati, esteve representando o Brasil.
Tendo recebido o prêmio de melhor cantora de rádio, de Goiânia e Brasília, em 1960 e 1961, Ely gravou uma série de long-plays intitulados “Canções de Minha Terra”.
Sua mais recente gravação chama-se “Gralha Azul” e é inteiramente dedicada ao folclore do Paraná.


Ely Camargo, cantora e compositora, nasceu na cidade de Goiás/GO, em 12 de fevereiro de 1930.
Influenciada pelo pai, o maestro e regente da Orquestra Sinfônica, de Goiânia, GO, Joaquim Edison Camargo, participou ainda criança de programas na Rádio Clube de Goiânia e de coros de igreja.
Em 1960 atuou no conjunto vocal Trio Guairá, de Goiânia, e nos dois anos seguintes apresentou-se no programa que ela mesma produzia na Rádio Brasil Central, retransmitido em Brasília, DF pela Rádio e TV Nacional.
Mudou-se para São Paulo SP em 1962, e assinou contrato com a Rede Tupi (rádio e televisão), gravando ainda o primeiro LP, "Canções de minha terra", pela Chantecler, etiqueta pela qual lançou sua primeira composição, "Boneca de pano", em 1966.
Pesquisadora de folclore, formou acervo particular em suas viagens pelo Norte e Nordeste do Brasil, firmando-se como uma das mais fiéis e competentes intérpretes de música folclórica brasileira.

Gravou 12 LPs, entre os quais "Folclore do Brasil", "Gralha azul", "Danças folclóricas e folguedos populares do Brasil", "Cantos da minha gente", "Cantigas do povo — Água da fonte", além de uma série de compactos. Tem discos lançados em Portugal, África do Sul, Itália e Alemanha.

Integrante do conselho da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, GO, produz, apresenta e interpreta os seguintes programas semanais na Rádio Universitária da Universidade Federal de Goiás: Brasil de Canto a Canto, Ely Camargo Convida e Alma Brasileira.

Algumas músicas do seu repertório: "Azulão", "História triste de uma praieira", "Luar do sertão", "Maringá", "Sodade meu bem, sodade", "Vida marvada", "Viola cantadera".
Fonte: MPB Cifrantiga.


Uma de suas mais famosas interpretações - “A Canção do Araguaia” (composta por Joaquim Edison Camargo - seu pai - e Francisco Filomon Mascarenhas), nos fala desse rio de 
grande beleza, a banhar uma região com taxas demográficas baixíssimas, o rio da maior ilha fluvial do mundo: a ilha do Bananal.
Contudo, Ely Camargo não se detém apenas numa região; em seu repertório encontramos pregões maranhenses (como Preta Zulmira), canções nordestinas, cocos, danças gaúcha (das quais um bom exemplo é a Meia Canha).
Ao interpretar uma seresta, Ely está revivendo o antigo costume, dos namorados, de conquistar pela música a pessoa eleita por seu coração; esse costume, segundo o testemunho de Horácio em suas “Odes”, já era praticado pelos romanos. Na Idade Média, em vários países da Europa, os menestréis e trovadores iam de castelo em castelo, de feudo em feudo, cantando as virtudes de uma formosa dama, a amada de um bravo cavaleiro…


Martoni:
Sempre gostei da música folclórica e dos cantores como Ely Camargo, Inezita Barroso, Maruca de Agrestina e muitos outros. Razão pela qual quero prestar uma homenagem a cantora Ely Camargo que faleceu esta semana em Goiánia. (info: Talitha Nery - Diaria de Manha)


Isto é Ely Camargo – Folclore do Brasil (1975) com acompanhamento e côro, da gravadora Latino 2-26-407-018.

Tracklist:


01 Mãe Maria
02 Fita Renda e Botão – Olha a Laranja Pera – Quem Quer Comprar Suspiro
03 Acordai Donzela
04 Vai, Torna Vortá
05 Moreninha Se Eu Te Pedisse
06 Batuque
07 Levantei de Madrugada
08 Eu Quero Uma Ziricartola
09 Vamos Todos Companheiros
10 Chique Chique
11 Eu Conheço Muita Gente
12 Cantigas de Congadas
13 Tava na Beira Da Praia
14 Eu Vou Mergulhar
15 Toadas de Cururu
16 Bate Bate o Ferreiro
17 Romance de Dom Jorge e Dona Juliana
18 Folias de Reis
19 Escrevi Teu Nome na Areia
20 Calunga E…



http://martoni-formaeelenco.blogspot.nl/2014/05/foi-criado-o-grupo-radio-forma-elenco.html

 .
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário