Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Os primeiros músicos estrangeiros a conhecerem a BOSSA NOVA

.
Nostalgia
Boas Festas e um Feliz Ano Novo
.
Incluido o audio do programa Rádio Forma e Elenco
de 29 de Dez. 2007 do radiaslista Leo Ribeiro jr de Rio Claro, SP

Nos ultimos meses postei aqui vários albuns de artistas estrangeiros que no início dos anos 60 entraram na onda da Bossa Nova:

Horácio Malvicino
Stan Getz com Laurindo Almeida
George Shearing
Laurindo Almeida com Ray Turner
Laurindo Almeida com Charlie Byrd
Stan Kenton
Barney Kessel
Charlie Rouse
Eddie Harris
Nick Ayoub
Coleman Hawkins
Joni James
Gene Amons


No ano 2015 espero poder publicar mais albuns deste género
Isso me fez lembrar do início do blog quando começei a publicar informações a respeito dos programas Rádio Forma e Elenco do Leo Ribeiro jr. de Rio Claro, SP, e onde tinha a possibilidade de escutar os programas quando queria.

Estou apresentando aqui o texto sobre o programa Rádio Forma e Elenco de sabado 29 de dezembro 2007 e tambem os 2 arquivos de ± 30 minutos cada do audio deste programa.

Quero ainda mencionar que isso era o periodo do auge do blog Loronix. Naquele periodo os contatos com zecalouro eram frequentes.


Programa de sabado, 29 de dezembro 2007

Em 1959 saiu o primeiro LP de João Gilberto já sinalizando para uma modernidade que marcaria para sempre a história musical.Toda uma pBilly Ecksteinequena revolução ja acontecia principalmente nos meios musicais e, entre jovens músicos e compositores que não suportavam mais boleros, guarânias, marriachis e toda aquela dor de cotovelo reinante.

O LP "Chega de Saudade" mostrava novos horizontes, era aquilo que aqueles jovens procuravam, aos poucos o Lp de João foi ficando comentado e uma pequena revolução
começou a acontecer.



Nestre mesmo ano de 59 passaram pelo Brasil em excurção Nat King Cole, Billy Eckstine e Sarah Vaughan, e pelo menos Sarah ouviu Bossa Nova. Em 1960 vieram Sammy Davis Jr. e Lena Horne. Lena fez show no Copacabana Palace (Rio) e cantou uma música pela qual ela estava encantada, a música era "Bim-Bom" (e segundo consta ela se encantou também pelo autor da música, João Gilberto) e fez questão de conhecer pessoalmente João.

Sammy Davis Jr. fez show no teatro Record acompanhado por Helcio Milito na bateria.




Neste mesmo ano o guitarrista Charlie Byrd também veio ao Brasil e levou com ele muitos discos de Bossa Nova para os EUA.


No final de 1960, a gravadora Capitol americana lançou nos EUA o LP "Brazil's Brilliant João Gilberto", que era o nosso "O Amor, o sorriso e a flor" (segundo Lp de João).



Portanto, nossa Bossa Nova já começava a despertar o interesse de músicos de uma maneira geral, não apenas brasileiros, todos que tinham contato com ela sentiam toda a qualidade e modernidade que ela representava e continha. Conta a história que em maio de 1961 Tony Tonny BennetBennett veio cantar aqui no Brasil, e já veio sabendo.


Houve uma reunião na casa do empresário Flávio Ramos (futuro dono da boate "Au Bon Gourmet") para recepcionar Bennett, e todos seus músicos estavam muito Luis Eçainteressados em conhecer mais tecnicamente a batida, as divisões e tudo o mais, e quem não poupou esforços para as explicações foi nosso querido Luiz Eça (futuro lider do Tamba Trio).



Um destes ouvintes era o contrabaixista Don Payne, muito Charlie Birdamigo de Stan Getz. Payne levou então ao seu amigo todas as dicas e também muitos discos adquiridos por aqui (Brasil).
Um ano depois (62), Getz e Charlie Byrd gravam "Desafinado" e vendem de imediato um milhão de cópias.


Más antes, ainda em '61, a gravadora Reprise lança " i Salud João Gilberto" com Jon Hendricks, com versões em inglês de 'O Pato", "Chega de Saudade", "Bolinha de Papel" e mais dez hits da Bossa Nova ( a maior parte das versões assinadas pelo próprio Hendricks) e também o grande grupo vocal Hi-Los lança pela mesma gravadora "The Hi-Los happen to Bossa Nova" com mais doze standars Bossa Nova.




Outro que no mesmo ano de 61 esteve também por aqui fazendo lições de casa com João Donato, foi o flautista Herbie Mann e logo lançando também um Lp homenageando nossa Bossa Nova. Tudo isso é fato, nossa música encantou e encanta até hoje quem tem contato com ela, outro fato, mais problemático, é que a grande maioria não consegue faze-la corretamente, o próprio LP "Jazz Samba" de Getz e Byrd, foi muito bom para divulgar nossa música, más passou longe de ser Bossa Nova, a batida ainda era quadradona, e muitas outras tentativas vãs de fazer nosso som.





Surgiram muitos discos de Rumba, salsa e tudo o mais com rótulo Bossa Nova (e surgem até hoje).


É a indústria cultural Americana que tenta industrializar , rotular e vender muito, e se homens como Tom Jobim, não ficassem de olhos bem abertos, suas músicas com certeza não seriam nem mais brasileiras.

Este é um pouco do cenário do início dos anos 60, quando a Bossa Nova nascia por aqui (Brasil) e já começava a se espalhar mundo afora, contamos e mostramos algumas destas músicas neste FORMA E ELENCO, antevéspera de ano novo, esta história vai longe, e aos poucos vamos contando tudo para voçê ouvinte e visitante deste espaço dedicado ao melhor da produção musical brasileira, sua história e curiosidades.

Eu (Leo) daqui do Brasil e Martoni da Holanda desejamos a todos um FELIZ ANO NOVO, com muita saúde e prosperidade.



==============================================================================

Na seleção musical deste sabado /
Muzikale selectie van deze zaterdag:

Tom Jobim e Chico Buarque
Gal Costa
Caetano Veloso
Djavan
MPB4
Billy Eckstine e muito mais...



E no fim do programa , uma música especial de MarcosValle/Paulo Sergio Valle e Nelson Motta, que aqui no Brasil é sinônimo de Ano Novo já há muitos anos, chama-se "Um Novo Tempo". Happy New Year for All people"


Ouvir direto no minhateca:
Parte 1 (32 minutos)
Parte 2 (28 minutos)
.
.

Nenhum comentário: