Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Salsa - Um (2004)

.
.
Originalmente postado no Loronix em 27 de novembro 2007.
Comentários originais incluídos.







Meet Salsa, musician, sax player, from Espirito Santo state, Vioria city.

It was really wise of him to introduce his music to Loronixers and I'm very proud with this responsibility. Salsa recorded this Jazz album less than four years ago with a very limited edition of 1,000 copies. Salsa was invited by Reinaldo Santos Neves to record a Jazz CD with rendition of popular music from Espirito Santo state folklore, collected by Reinaldo's father that made researches on this music from decades.

The result is really interesting, a work of passion with attention on each aspect of the project, sponsored by Lei Rubem Braga. Thanks Salsa for providing to Loronixers your amazing music. Let's see.

This is Salsa - Um (2004), with jazzy renditions of Espirito Santo folklore music, arrangements by Fabiano Araujo and Wanderson Lopes with the sax of Salsa, backed up by excellent "capichaba" musicians, which is the way we use to call the friends from Espirito Santo. Salsa, agora é a sua vez de usar os comentários em Português, Inglês ou até Capixabês e explicar para a gente qual foi a sensação de gravar esse disco. Já estamos aguardando o Salsa Dois.

Tracks include:



Personnel

Salsa
(sax)
Fabiano Araujo
(piano)
Paulo Sodre
(acoustic bass)
Diego Frasson, Joaosinho Augusto da Silva, Luciano Marcos Nogara
(drums)
Wanderson Lopes
(guitar)
Kako Dinelli, Cassiano Ricardo Nogara
(electric bass)
Melao
(percussion)
Marcao
(trombone)
Colibri
(sax tenor)
Otavio Ribeiro
(fretless bass)
Macos Firmino
(trumpet)
Sergio Rouver
(sax alto)
Marajuras do Alagoano
(choir)


Track List

01 - Lá Se Vai O Embaixador (Tradicional)
02 - Manguinhos (Tradicional)
03 - Ó Bela Lilia (Tradicional)
04 - Terezinha De Jesus (Tradicional)
05 - Sabiá (Salsa)
06 - São Sebastião (Tradicional)
07 - Ô Almirante (Tradicional)
08 - Santa Catarina (Tradicional)



6 Comentários originais:

Salsa said…
Prezado Zeca,
Esse trabalho, do mesmo modo que diversos outros realizados em Vitória, foi construído com a colaboração dos colegas. Esse aspecto é muito bom (os laços de amizade ficam mais fortes). O patrocínio da Lei de incentivo cultural, R$10.000,00, mal dava para pagar os estúdios. Em função da restrição orçamentária, não foi possível alterar muita coisa que gostaríamos. Enfim, o trabalho não podia ser amadurecido, pensado, estudado. O esquema foi juntar a rapaziada e ir direto para o estúdio. Apesar das dificuldades, é muito boa a sensação de ver um trabalho tomando forma. A frustração fica por conta de sabermos que o trabalho poderia ser melhor. O fato é que, atualmente, aqui em Vitória, a rapaziada tem desenvolvido estratégias de produção de baixo custo que permitem trabalhos cada vez mais consistentes. Espero, em outro momento, poder fazer o “Dois” – dessa vez, mais autoral.
Em tempo: mais uma vez, parabéns pelo espaço. Sem ele, muita coisa produzida no nosso Brasil varonil manter-se-ia no limbo do esquecimento.
Wednesday, 28 November, 2007

Lúcio said…
Caramba, só gastou dez mil para fazer um disco? O melhor é que as limitações logísticas parece não ter afetado muito o resultado final. Parabéns pelo disco, e obrigado por permitir o download.
Lúcio
Wednesday, 28 November, 2007

RRCoimbra said…
Prezado Zeca,
O Salsa é figura fundamental na cena do jazz em Vitória. Nos últimos 10 anos foi responsável por todos espaços que ainda promovem música ao vivo na cidade. Seu carisma tem ajudado a projetar muita gente nova e ele sempre está descobrindo novos talentos. Há um outro detalhe: é excelente intérprete, com muito feeling em suas performances e, além do mais, é escritor, poeta, professor, doutorando em literatura, dissertando sobre Guimarães Rosa. Mas o seu amor pela música supera tudo. Salsa é mais do que esse UM, ele é demais.
Wednesday, 28 November, 2007

g picanco said…
Quem não conhece precisa conhecer o espaço do Mr. Salsa e seus amigos de Vitória e alhures:
o Jazzseen (
http://jazzseen.blogspot.com/)
Dou sempre uma passadinha para estar bem informado nas resenhas e curtir o bom humor e conhecimento da turma.
Por sinal ontem, 27/11, teve um som no Balacobaco com o Mr. Salsa. Pena que vi muito tarde para avisar a tempo.
Agora posso conhecer o trabalho dessa turma.

Além de todos os temas serem ótimos, consigo tirar, aleatoriamente algumas impressões, a começar pelo Embaixador, um tema de jazz. Fiquei impressionado com o Terezinha de Jesus. Parece ter sido criado pra ter um andamento diferente (brubequiano?). Qual a origem desse “tema”? é daqui mesmo? português? de qual parte da Europa?
Aliás todos eles parecem estar em seu estado natural. O jazz.
Sabia é uma colher-de-chá das boas do Mr. Salsa. Com o quinteto/sexteto brincando; no solo da guitarra, no walking bass elétrico, nos acordes em bloco, nas passagens dos sopros nos solos, no ritmo marcado. E no final feliz, hollywoodiano.
São Sebastião é muito bom! ritmo, solos, ensembles… O Almirante sanfonado, outro achado. Será que colaria um desfile por N. Orleans?

Não sei se exagerei, mas foi o que senti quando ouvi.
E só assim eu ouço essa rapaziada.
Vitória tem sorte de ter esse pessoal.
Wednesday, 28 November, 2007

Anonymous said…
Nos bons tempos em que militava no Contra o Vento, Salsa promoveu um concurso, não me lembro mais sobre que tema, e fui agraciado com um CD (mp3), sendo que eu mesmo pude escolher os discos que queria. Este era o prêmio. De quebra, Salsa me presenteou com este “Um”, que achei pra lá de legal. Com certeza, um dia irei conhecê-lo pessoalmente lá na Praia do Canto, serpentário (como diria o Acir Vidal) de artistas, jazzistas, boêmios e demais notívagos de Vitória. Dar oportunidade ao Salsa de mostrar seu trabalho a todo o Brasil é mais uma das notas 10 do Loronix. Wilson Libutti, Santos, SP.
Thursday, 29 November, 2007

Salsa said…
Ora, ora, enfim, reencontro os amigos de rede. Obrigado pelas gentis palavras. Façam uma visitinha ao jazzseen.blogspot.com, ao jazzigo.blogspot.com e ao mpbjazz.blogspot.com
Eu sempre passo por lá.
Abraços
Thursday, 29 November, 2007




.
.

3 comentários:

Chris disse...

Caro Martoni, parece o link não estar ainda disponivel
Quando eu Clic so aparece a imagem da janela de download!
Abrs
Chris - Tijuca (RJ)

Martoni disse...

Oi Chris, não é bom trabalhar até 3 horas de madrugada.
Acho que agora está funcionando.
Abrs, Martoni

Chris disse...

Obrigado Martoni, ja estou baixando !
Uma pequena surpresa para nos todos!
http://orfaosdoloronix.wordpress.com/2012/12/04/berimbau-por-michele-leal-e-zecalouro/

Até+
Chris