Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


sábado, 20 de novembro de 2010

Lançamento do livro sobre Menescal na Europa e Asia


"Lançamento do livro na Europa e Asia"


Olá amigos do Brasil, Holanda, Europa e todos países que acessam aqui o Rádio Forma & Elenco do nossso correspondente e amigo Martoni.
A escritora Bruna Fonte, autora do Livro sobre o Roberto Menescal e sua histórias (matéria abaixo), acabou de me informar que em breve deve ocorrer o lançamento deste seu trabalho, em alguns países da Europa e Asia, onde como ja informei, nosso amigo Menescal é muito querido e sempre requisitado para apresentações.


Ficam aí mais algumas fotos exclusivas para RF&E do lançamento em São Paulo no último dia 20 de outubro.


Abraços do Brasil
Leo Ribeiro Jr.

.


Bruna Fonte e Menescal autografando


Emílio Santiago e Roberto Menescal


Ivan Lins, Menescal e Marcia Salomon se apresentando
.

sábado, 6 de novembro de 2010

Roberto Menescal e suas Histórias



Roberto Menescal e Bruna Fonte
No último dia 20 de outubro em São Paulo na Livraria FNAC da Av. Paulista, foi lançado o livro  da jovem escritora Bruna Fonte O BARQUINHO VAI... Roberto Menescal e suas histórias. Nosso amigo Leo Ribeiro jr. cobriu o lançamento. Vamos ver a reportagem.    


"O Barquinho vai...A Tardinha cai..."
Com estes versos dentro de uma música muito sofisticada e balançante, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli coloriram mais ainda o verão de do início dos anos 60, e depois a música se universalizou, hoje faz parte de repertórios dos mais distantes países, juntamente com quase toda produção da chamada Bossa Nova.


Com o título : “O Barquinho Vai...” foi lançado no último dia 20 de outubro em São Paulo na Livraria FNAC da Av. Paulista, o livro da jovem escritora Bruna Fonte. Não se trata de uma biografia, mas de historias envolvendo parceiros, amigos e a riquíssima Bossa Nova, que ele Menescal, participou desde os primeiros acordes, privou e priva até hoje da convivência com os grandes nomes da melhor musica brasileira e internacional.


Menescal continua muito ativo, daí o título “ O Barquinho vai...” e vai muito longe ainda se depender dele. Alem de cultivar mais de 30.000 bromélias como hobby, Menescal faz shows pelo Brasil e o mundo afora, com destaque para Europa e Japão que consomem sozinhos mais de 80% da produção de sua gravadora Albatroz.



Leo Ribeiro jr. , Zuza Homem de Mello e Roberto Menescal
 Não havia até então, nenhuma obra literária dedicada exclusivamente a ele (he he Brasil). Muitos amigos e parceiros deram seus depoimentos: Paulo coelho (que prefaciou o livro também), Cacá Diegues, Lula Freire, Ivan Lins, Carlos Lyra, Andre Midani, Marcos Valle, entre outros. Alguns destes amigos estiveram presentes no lançamento , entre eles: Ivan Lins, Emílio Santiago, o crítico musical, escritor e produtor Zuza Homem de Mello, o escritor Walter homem, a cantora Marcia Salomon que deu uma palinha juntamente com Ivan Lins e Menescal num pocket show.


Bruna Fonte, Leo R. jr., Ivan Lins e Roberto Menescal

 Ao revê-lo, não posso negar a felicidade de vê-lo tão bem e muito feliz, produzindo, descobrindo novos talentos e com ótimos projetos em andamento, e não pudemos deixar de nos emocionar ao nos lembrar da ,talvez última gravação, de um programa de rádio que tive o prazer e a sorte de produzir com ele e Nara Leão, meses antes de seu passamento em 1989.

 
É, posso dizer com muita satisfação que tive este raro prazer de poder ouvir Nara tocando e cantando só para mim dentro do estúdio, esta grande Musa da musica brasileira e mundial, enquanto eu arrumava seu microfone e ela afinava seu violão e me
perguntou: “...O que vc quer que eu toque?..”, ela tocou Desafinado (de Jobim e Newton Mendonça).
Nunca mais me esqueci disso, e nem o Menescal, que há apenas alguns anos antes, foi “resgatado” de sua aposentadoria musical voluntária, por Nara Leão que o intimou a gravar com ela um disco só com voz e violão,intitulado: “Nara e Menescal, Um Cantinho, Um violão”, depois desta volta (era 1985), ele não parou mais; para a nossa satisfação.


Livro: “O BarquinhoVai... Roberto Menescal e suas Historias”, autora: Bruna Fonte, paginas: 134, Editora: Irmãos Vitale S.A., Preço sugerido: R$30,00

Leo Ribeiro Jr é Radialista, jornalista e pesquisador musical.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Leo Ribeiro jr. está de Volta

.
Na semana passada tive um momento de surpresa e muita alegria.
Recebi uma mensagem do Leo Ribeiro jr. dizendo que ele está melhor e está aos poucos voltando à trabalhar com o computador.
O programa "Forma e Elenco" do Leo R. jr. foi o motivo de em outubro de 2007 iníciar o blog RF&E.
Leia aqui a primeira mensagem do Leo no blog Rádio Forma & Elenco.
.
Leo escreve:
Assim que eu tiver novidades sobre musica brasileira de qualidade, vou te informando para vc avisar todos nossos amigos
Cobri a semana passada o lançamento do Livro sobre o grande Roberto Menescal, em São Paulo. (Será o proximo post no blog).
.
.


E uma foto com o tambem mestre Dom Salvador, em sua última passagem pelo Brasil e por Rio Claro, sua cidade natal .
.