Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal,- Maysa (info e videos), - António Carlos Jobim,- Tuca , -

Zecalouro, - Elis Regina , Dick Farney ,

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes - Brasília - Sinfonia da Alvorada (1960)

O Album da Semana

.Semana 2008-05

.

O desenho da capa é do Oscar Niemeyer
A Sinfonia da Alvorada, que mais tarde ficou sendo conhecida como Sinfonia de Brasília, foi encomendada a Vinicius e Tom pelo presidente Juscelino Kubitschek
Música: Antonio Carlos Jobim
Poesia: Vinicius de Moraes
Orquestra sinfônica sob a regência de Antonio Carlos Jobim
Recitativo por Vinicius de Moraes (alguns trechos com participação de Tom Jobim)
Côro Dante Martinezsob a direção de Roberto de ReginaParticipação de Os Cariocas e Elizete Cardoso
Piano: Radamés Gnattali

Leiam os textos escritos para a capa deste LP por Tom Jobim e Vinicius de Moreas

Faixas:

01 - O Planalto Deserto
02 - O Homem
03 - A Chegada dos Candangos
04 - O Trabalho e a Construcao
05 - Coral

Link no repost
.
.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Tom Jobim, 81 Anos

.
Programa de sabado, 26 de janeiro 2008 (wk 04)
. Antonio Carlos Jobim
Olá ouvintes e visitantes do FORMA E ELENCO, neste programa, prestamos uma homenagem ao Maestro Soberano, como o chama Chico Buarque, o eterno Antonio Carlos Jobim.

Jobim é sempre um homenageado aqui no F&E, não passa um programa sem várias de suas músicas presentes, e será sempre assim.




Aqui a qualidade musical é essencial, e Jobim é essencial. Sempre.
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nasceu no dia 25/01/1927 no bairro da Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro, más ainda pequeno foi morar em Ipanema.

Praia de IpanemaSempre ligado á natureza, cresceu como um verdadeiro garoto de praia, e nunca se esquecendo de comentar com os amigos durante o decorrer de sua vida, sobre suas aventuras como bom nadador que era.

O primeiro instrumento de Tom foi o violão, logo o trocou pelo piano. Instrumento que foi parar em sua casa para sua irmã Helena, e Tom o via sempre lá na garagem, e aos poucos foi trocando a praia pelos teclados. SeuSylvia Koscina, João Gilberto, Tom Jobim e Mylene Demongeot padrasto vendo que o garoto tinha jeito pra coisa, o levou para estudar com o maestro Hans Joachim Koellreuter, nesta época Tom tinha 14 anos. Um pouco depois, Tom foi trabalhar em escritório de arquitetura , profissão que pretendia seguir, más logo, (pra sorte de todos nós), decidiu trocar as pranchetas com traçados e números, para estudar Harmonia Musical.

Com apenas 22 anos, se casou com Tereza , sua namorada desde a adolescência, e começa a partir daí uma nova etapa na vida de Tom, a da corrida atrás de pagar o aluguel no fim do mês, fato que ele contava com muito bom humor anos mais tarde.
Foi nesta fase que Jobim teve de tocar em diversas casas noturnas do Rio, os chamados "inferninhos", onde tem de se tocar de tudo e madrugada á fora.

Logo Tom conseguiu um emprego na gravadora Continental, onde transcrevia para a pauta, melodias de compositores que não conheciam música. A partir de 1952 passou a fazer arranjos para as gravações e a mostrar algumas composições suas para os mais chegados, e em 53 duas músicas suas são gravadas: "Incerteza" (com Newton Mendonça), na voz de Mauricy Moura e Ernâni Filho lança "Faz uma semana"(com Juca Stockler).

Em 54, uma composição sua e de Billy Blanco é gravada por Dick Farney e Lúcio Alves, "Tereza da Praia". Esta gravação foi planejada para desmistificar uma suposta rivalidade existente entre estes dois grandes cantores (os vozes de travesseiro), era a época do mítico fãn Clube Sinatra-Farney, e a rivalidade só existia na cabeça das tietes de um e de outro. Esta gravação foi a primeira de sucesso de nosso Maestro Tom, daí para ele se tornar um dos mais respeitados músicos, arranjador, compositor, regente e instrumentista de todos os tempos, foram alguns passos de uma história rica, de muita batalha e injustiças (até hoje), principalmente em seu próprio país (Brasil), fato que o deixava bastante magoado, más que não o abateu jamais, pelo contrário, a cada bobagem dita ou feita, ele respondia com um trabalho impecável e eterno, como um diamante (para sempre).

´The Lost Tapes`Este é um pouco do nosso Tom Jobim, que nós vamos mostrar, adornado com muita música neste FORMA E ELENCO. De presente, a última música do programa é uma gravação inédita de "Dindi" (de Tom e Aloysio de Oliveira) na voz de Elis Regina.
Elis nunca gravou esta canção, em LP ou cd, esta faixa foi extraída de um show em que ela é acompanhada apenas pelo piano de Tom. Um primor.

E como homenagem pouca é bobagem (principalmente em se falando de Tom Jobim), todas as músicas da seleção musical deste programa são de Tom, e dele com parceiros. É o mínimo que nós que prezamos pela qualidade musical, emocional e histórica de nossa cultura, podemos fazer; e sempre o faremos , com o maior prazer, para o deleite de todos voçês nossos ouvintes e visitantes que apreciam um autêntico "Biscoito Fino".


Parabéns Maestro Antônio Carlos Jobim, esteja onde estiver.
O prazer em ouvi-lo (sempre), é todo nosso!.


Literatura indicada:
"Tom Jobim- A simplicidade do gênio, de José L. Sanches (Ed. Record-1995);
"Antônio Carlos Jobim, um homem Iluminado, de Helena Jobim (Ed. Nova fronteira-1996);
"Antônio Carlos Jobim - uma biografia, de Sergio Cabral (Ed. Lumiar-1997);
"Ela é Carioca" Uma enciclopédia de Ipanema, de Ruy Castro (Ed. Cia das letras-1999)."

==============================================================================
Na seleção musical deste sabado /
Muzikale selectie van deze zaterdag:

Hoje só músicas de Tom Jobim com:
Dick Farney, Lúcio Alves;
João Gilberto;
Silvia Telles;
Os Cariocas;
João Donato;
Elis Regina;
Frank Sinatra e muito mais....


Download:
part 01 (link)
part 02 (link)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Bossa Nova at Carnegie Hall (1962)

O Album da Semana

Semana 2008-04
.


Faixas:

01 Samba de uma Nota Só
02 Bossa Nova York
03 Zelão
04 Nao Faz Assim
05 Influencia do Jazz
06 Manhã de Carnaval
07 Manhã de Carnaval II
08 A Felicidade
09 Outra Vez
10 Influencia do Jazz
11 A Se Eu Pudesse
13 Barquinho
14 Amor no Samba
15 Passarinho


Baixar / Downloaden Link (256 kbps)

Desejamo-lhes uma boa audição, até sabado, Martoni

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Elis Regina, Especial no. 1

.
O Video da Semana
.
Semana 2008-04
.

sábado, 12 de janeiro de 2008

A internacionalização da Bossa-Nova e uma homenagem á Elis Regina

.
Programa de sabado, 19 de janeiro 2008 (Wk 03)
.

Olá amigos do FORMA E ELENCO, nosso encontro semanal com o melhor da produção musical brasileira, sua história e curiosidades.

Depois de uma pausa para uma nescessária adaptação para uma melhora dos equipamentos da emissora, voçê vai poder ouvir neste sábado o F&E com o tema "A Internacionalização da Bossa Nova", cujo texto se encontra logo abaixo, e na segunda parte do programa, uma homenagem a uma das maiores cantoras do mundo, que neste sábado, dia 19, completam 26 anos de seu passamento, estou falando de Elis Regina, esta gaúcha que chegou no início dos anos 60 ao Rio de Janeiro com um disquinho debaixo do braço e começou a percorrer as emissoras de rádio para mostrar seu trabalho, ainda primário e ingênuo. Más um radialista de São Paulo (Walter Silva) depois de ouvi-la, disse no ar, vc ainda vai ser a maior cantora deste Brasil ( e olha que o repertório daquele primeiro disquinho era sofrível). Por palpite ou premonição, o fato é que o Pica-Pau (apelido de Walter), acertou em cheio. Menos de 3 anos depois ela atingiria este posto e nunca mais saiu dele. Elis ganhou o Brasil e quem a ouvisse pelo mundo afora, lhe colocava ao lado das grandes divas (principalmente do Jazz), merecidamente. Por isso e por tudo que ela nos representa, vamos direto para os estúdios da TV Record, no dia 14 de agosto de 1965, para a gravação do programa "O Fino da Bossa", com Elis, Jair Rodrigues e o recém formado Zimbo Trio, ao vivo, tocando e cantando uma seleção de músicas do maestro Tom Jobim, direto do "Fino da Bossa" para vc aqui no F&E, é nossa simples homenagem a nossa "pimentinha" Elis Regina. Boa audição a todos, seguem aí abaixo informações sobre a primeira parte do programa.


"A Internacionalização da Bossa Nova"
.
Como já comentamos no último F&E (02-01-08), a partir do ano de 1959, diversos artistas, principalmente americanos, de passagem aqui pelo Brasil, começaram a entrar em contato com este novo estilo musical que agregava muita qualidade á nossa música brasileira.

Começaram a aparecer as primeiras gravações, e empresários (primeiro americanos) já começaram a vislumbrar o brilhar verdinho dos dólares neste novo filão musical brasileiro. A próxima e principal tacada desta investida, foi o Concerto de Bossa-Nova no mais aclamado palco americano, o Carneguie Hall. O concerto foi planejado pelo americano Sydnei Fray, com a ajuda do consulado brasileiro, e as intenções eram bem claras: dólares, dólares e dólares. O próprio Sydnei comentaria: "....Nós ainda vamos vender Bossa-Nova para o Brasil....", foi profético.

Eles nos vendem até hoje. Só um exemplo: se voçê (brasileiro) quizer completar sua coleção de cds de carreira do nosso Tom Jobim, vai ter muito trabalho, pois a maioria destes cd's só se encontra importados (se voçê tiver sorte). E isso estamos falando de TOM JOBIM, um dos mais respeitados músicos do mundo. Se o assunto for nomes de menor expressão (em divulgação), como os grandes conjuntos instrumentais (diversos), cantores e cantoras excelentes más que gravaram poucos discos, voçê só vai encontrar garimpando em sebos ou em sites especializados como este e o Loronix por exemplo.
Más para um leigo estes finalmentes podem demorar anos, e até não acontecer.

Em resumo, um de nossos melhores produtos, colocou o pé direito nos EUA a partir do Carneguie Hall (1962). De pronto já ficaram por lá logo após o concerto: Tom, João, Sergio Mendes e muitos outros.

Uns voltaram, outros ficaram entre idas e vindas. Más o fato é que nossa música foi de mala e cuia para lá. Não foi de todo ruim, pois abriu o mercado mundial para nossos bons músicos e nossa boa música (por merecimento), más como não podia deixar de ser, muita galhofice e muito oportunismo apenas no intuito de faturar aconteceu também.


Começaram a aparecer nos EUA uma porção de Lps com o rótulo de Bossa-Nova, contendo rumba, salsa, bolero e toda uma série de canastrices de terceira categoria, apenas com a intenção de vender, aproveitar o momento, capitalizar.





Entre muitas pataquadas tentou-se até inventar uma dança para a Bossa-Nova acompanhada da música "Blame it on Bossa Nova" (de Weil/Mann).



Elvis, em pleno auge em Hollywood, gravou como tema de um de seus filmes (Seresteiro de Acapulco) a infame "Bossa-Nova Baby", com marriachis no acompanhamento e tudo o mais, os produtores com certeza imaginaram o Rio de Janeiro como a capital do México ou coisa parecida. Elvis se redimiria em 1968 ao gravar lindamente "Almost in Love" de Luis Bonfá.

Jobim fez muito bem ao resolver morar em Nova Yorque e acompanhar de perto as primeiras traduções de sua letras para o inglês, por pouco nossa "Garota de Ipanema" não se tornou "..de Ipanima" e quem sabe até ser confundida com uma famosa pasta de dente americana de nome Ipana, Ruy Castro conta bem esta história em seu livro "Chega de Saudade".


No final das contas prevalece a qualidade, más este era o cenário do que acontecia neste início dos anos 60 com a internacionalização de nossa Bossa-Nova, é sobre isto que fala (e toca) este FORMA E ELENCO deste sábado 19hs (Brasil) pelo site http://www.fm107rc.com.br/ , com reprise domingo 11 da manhã e que vc vai poder consultar depois aqui no Rádio Forma e Elenco.


Boa audição a todos, Leo e Martoni.

==============================================================================
Na seleção musical deste sabado /
Muzikale selectie van deze zaterdag:

Dory Caymmi e Gal Costa
Paulinho da Viola
Wilson Simonal
Wes Montgomeri e muito mais......."

Ouvir / Beluisteren



Download part 1 - part 2

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

.
Programa de sabado 12 de Janeiro
.

Aviso!


Em virtude de reformas nos estúdios de gravação da OPÇÃO FM, vamos reprisar o F&E em homenagem ao cantor e compositor Marcos Valle de 17 de novembro (link).

I.v.m. technische problemen in de opnamestudio wordt een herhaling uitgezonden van het programma van 17 november over de zanger Marcos Valle.
.
Boa audição, Leo Ribeiro Jr.

domingo, 6 de janeiro de 2008

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Charlie Byrd, 2 videos - João Gilberto, 1 video

.
Parabens.

Parabéns ao nosso amigo Zecalouro do Loronix que no dia 3 de janeiro atingiu a marca de 2.000.000 de acessos ao seu blog, vida longa oa Loronix e a boa música.

Proficiat voor onze vriend Zecalouro do blog Loronix dat op 3 januari de mijlpaal van 2.000.000 hits heeft bereikt. Lang leve Loronix, lang leve de goede (braziliaanse) muziek.

Leo Ribeiro Jr. e Martoni.



E agora em homenagem ao Zecaloro, todos os Loronixers, Leo Ribeiro Jr. e todos os amigos de Rádio Forma & Elenco 2 videos do Charlie Byrd (The Latin Bird) e um video de João Gilberto.

-----------------

The Charlie Byrd Trio - WAVE (A. C. JOBIM)


Charlie Byrd Trio ( Charlie Byrd - Joe Byrd - Chuck Redd ) gravado em New Orleans



Charlie Byrd tocando Corcovado de A. C. Jobim




E agora o Mestre himself

João Gilberto - Wave



Um abraço, Martoni

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

V.A. Garota de Ipanema - OST 1967

.



No dia 22 de dezembro o tema do F&E foi a Garota de Ipanema (link).
Aqui apresento o album com as músicas da trilha sonora do filme Garota de Ipanema do diretor Leo Hirszman de 1967.

Faixas:

01. Chico Buarque & Elis Regina - Noite dos Mascarados
02. Nara Leão - Lamento do Morro
03. Tom Jobim & Orquestra- Surfboard
04. Tamba Trio - Ela é Carioca
05. Vinicius de Moraes - Poema dos olhos da amada
06. Tom Jobim & Orquestra - A Queda
07. Tom Jobim & Orquestra - Garota de Ipanema (Tema de abertura)
08. Ronnie Von - Por Você.mp3
09. Chico Buarque - Chorinho
10. Baden Powell - Ária para se morrer de amor
11. Quarteto em Cy & MPB-4 - Rancho das Namoradas
12. Tom Jobim & Orquestra - Garota de Ipanema (Tema da desilusão)




Muito prazer com a audição destas músicas e até sabado, Martoni
.
.