Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


sábado, 14 de fevereiro de 2015

Forma & Elenco Especial Carnaval

.


Reedição do programa do RF&E de 01-02-2008


Programa de sabado, 02 de fevereiro 2008 (wk 05)

CARNAVAL
Pierrot
Olá amigos, ouvintes e visitantes deste encontro semanal com a música brasileira de qualidade.
Neste sábado tem início oficialmente aqui no Brasil, a maior festa do planeta: O Carnaval. Desde as províncias mais simples e pequenas do país, até a magestosa exuberância da passarela do Samba, a Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, todos comemoram esta festa que é sinônimo de Brasil, que é regida por este rítmo contagiante e múltiplo em suas facetas que é o mestre SAMBA.
O Samba que surgiu da miscigenação de raças, de ritmos, de sentimentos e da nescessidade de um povo de se expressar, de passar através de versos, seu cotidiano e através do rítmo suas alegrias e tristezas. Talvez seja esta a expressividade que melhor representa o povo brasileiro, um povo alegre , feliz e malemolente com as adversidades. E olha que com os políticos que nos governam, as coisas eram para ser bem diferentes.
Voltemos a falar de coisas boas, o Carnaval e o mestre Samba. Este é o tema deste F&E Especial.
A origem do carnaval é incerta, más historiadores acreditam que tudo teve início com festas pagãs greco-romanas, em comemoração
ás colheitas de dezembro (Saturnais) e fevereiro (lupercais). Eram festas regadas á muita comida e bebidas, e se permitia aos escravos o uso de máscaras.
Ela foi introduzida no Brasil pelos Portugueses com o nome de "Entrudo", a princípio eram brincadeiras de rua , sujas e violentas, muito praticadas pelos negros escravos.

Este entrudo passou a coexistir com o carnaval moderno, que foi inspirado em modelo europeu a partir dos bailes de Máscaras (o primeiro, aqui no Brasil, aconteceu na Rio de Janeiro em 1840), e também de desfiles de carros alegóricos, iniciados a partir do ano de 1854.
Nesta fase, os foliões, dançavam e cantavam quadrinhas de autores anônimos ao rítmo de percussão, e nos salões o rítmo era animado por bandas que tocavam gêneros europeus da época, principalmente polca, xótis, valsa e mazurca.

Chiquinha GonzagaA música própriamente composta para Carnaval surgiu com a Marcha intitulada "Ó abre- alas" da maestrina Chiquinha Gonzaga em 1899.


DongaA partir daí a história foi tomando seu rumo e as coisas acontecendo, os blocos se organizando e as quadrinhas antes anônimas, começaram a ter autores, ainda eram chamadas de "Chulas", más já eram Samba ,segundo relato de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga.

Quem era este Donga? Ora, foi ele que no dia 27 de novembro de 1916, registrou na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, uma partitura de sua autoria e de Mauro de Almeida, de nome "Pelo telefone". Até aí nenhuma novidade. Se não pelo fato de constar no registro esta música como "Samba Carnavalesco", se tornando este, históricamente, o primeiro samba registrado com esta denominação.

De Donga até os desfiles Show da Sapucaí, muitas águas rolaram e com certeza ainda vão rolar. Esta e outras curiosidades históricas fazem parte deste FORMA E ELENCO Especial de Carnaval.


Vai ao ar neste sábado 19hs (Brasil) com reprise domingo 11 da manhã pelo site http://www.fm107rc.com.br/, e depois vem aqui pro Rádio FORMA E ELENCO para vc consultar e ouvir em horários alternativos.

Um abraço a todos e bom Carnaval.
Leo Ribeiro Jr. e Martoni.

==============================================================================

Na seleção musical deste sabado /
Muzikale selectie van deze zaterdag:


Além de gravações originais de Chiquinha Gonzaga,
Donga, Almirante e Dalva de Oliveira,
um cast do primeiro time cantando músicas cujas letras tem inspiração no Carnaval, com:
Elis Regina,
Maria Bethania,
Caetano Veloso,
Chico Buarque,
Tom Jobim e muito mais....
Boa audição a todos .



Audio do programa do Rádio
Parte 1 - Não tem
Parte 2 - aqui

.
®

Um comentário:

Blog da Música Brasileira disse...

Olá! Parabéns pelo Blog! Gostaria de divulgar meu blog, também destinado à memória da música brasileira. Já adicionei o seu à minha lista de favoritos, se quiser fique à vontade para adicionar o meu. Abraços!

http://blogdamusicabrasileira.blogspot.com.br/