Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A dupla de compositores Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli

Programa de sabado, 27 de outubro 2007

Conheça um pouco mais da dupla de compositores: Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, autores de grandes pérolas da MPB como : 'Tetê', O Barquinho, Ah se eu pudesse, e muitas outras.


E na interpretação destas jóias: Elis Regina, Sarah Vaughan, Maysa, Lúcio Alves entre outros... E na seleção musical uma gravação muito rara do grupo vocal 'Os Namorados' de 1953, com João Donato tocando ainda sanfona, com um suing parecido com o que João Gilberto desenvolveria 5 anos mais tarde e criaría a Bossa-Nova. Esta faixa foi extraída do Loronix, e ainda: Tom Jobim, Edu Lobo, Caetano Veloso e muito mais.

Olá a todos que nos visitam aqui no Rádio FORMA E ELENCO, uma homenagem ao melhor da produção musical brasileira, sua história e curiosidades. Martoni já postou o programa sobre Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Esses dois trouxeram muita luz do sol das praias do Rio de Janeiro, areia do mar e a beleza das mulheres cariocas para suas canções.

Ronaldo Bôscoli sempre foi um paquerador inconteste, já Menescal sempre muito tímido. A maioria de seus grandes sucessos como: O Barquinho, Ah se eu pudesse, Voçê e muitas outras, Ronaldo fez para sua grande paixão e musa Nara leão. Ele conta em seu livro de memórias que nunca se recuperou da separação, e ele dizia que Nara também não. O pivô da separação dos dois foi um suposto romance de Bôscoli e a cantora Maysa. Maysa ao retornar ao Brasil depois de uma turnê pelo cone sul das américas (Argentina, chile, etc...) com Bôscoli e demais músicos brasileiros, convocou uma coletiva de imprensa no aeroporto, e ao chegar anunciou seu casamento com Ronaldo (que não estava sabendo de nada). Foi o suficiente para o seu noivado com Nara ir por agua abaixo.

Mais tarde Ronaldo se casaria com Elis Regina, mas segundo ele, nunca esqueceu Nara. Estas e outras histórias vc conhece aqui no FORMA E ELENCO. Inclusive que esta blusa que João Gilberto usou para a foto da capa de seu primeiro LP (foto aí ao lado), era de Ronaldo. Na época, João morava de favor no apartamento de Bôscoli, e João vivia emprestando algumas peças do amigo.

Dúvidas, informações, comentários, nosso e-mail é: formaeelenco@gmail.com.
Abraço a todos do Leo e Martoni.

Escutar / Beluisteren
Aqui / hier part 1
Aqui / hier Part 2

Baixar / Downloaden
Aqui / hier part 1
Aqui / hier Part 2

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Olá amigos


Olá a todos que estão acessando o nosso FORMA & ELENCO, nosso amigo Martoni e eu (Leo), estamos fazendos ajustes para melhor mostrar-mos para todos, esta série de programas radiofônicos, produzidos e apresentados por mim há três anos mais ou menos, aqui no Brasil e que vão ao ar todo sábado 19hs (Brasil), com reprise domingo 11hs pela Rádio Opção FM e pelo site http://www.fm107rc.com.br/.



O foco do programa é o melhor da produção musical brasileira, sua história e curiosidades, e a partir de agora voçê vai poder ouvir e consultar aqui, os programas que já foram ao ar.
O primeiro já está no link logo aí embaixo. Basta voçê clicar no F & E, 1 e F & E, 2. O F&E é sempre dividido em dois blocos de meia hora mais ou menos, clique um por vez. Neste primeiro o tema é a maravilhosa parceria musical entre o maior violonista do século 20, Baden Powel e nosso poetinha, Vinícius de Moraes. Vale a pena ouvir. Boa audição.
E se quizerem podem deixar comentários. Um abraço a todos.

Leo

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A Parceria entre Baden Powell e Vinícius de Moraes

Programa de sabado, 20 de outubro 2007

O tema é a maravilhosa parceria musical entre o maior violonista do século 20, Baden Powell e nosso poetinha, Vinícius de Moraes. Baden Powell - O Grande Show


Vinícius de Moraes'Dois dos grandes da música brasileira, Baden Powell (considerado hoje como o maior violonista do século 20), e Vinícius de Moraes, o poeta da paixão, o branco mais negro do brasil (na linha direta de xangô), segundo ele mesmo.


Quando foram apresentados, por um amigo comum chamado Nilo Queiróz, que era aluno de violão de Baden, quem poderia imaginar o que viria de tão bomBaden Powell - Tempo Feliz como aconteceu. O próprio Nilo disse que imaginou que alguma coisa boa pudesse acontecer, mas não esperava tanto. E O Universo Musical com Baden Powellfoi oque aconteceu, uma das mais produtivas parcerias da música brasileira, principalmente no quesito qualidade.


No primeiro encontro, Baden ainda timidão, tocou algumas músicas para o poeta (na época também diplomata), depois foram marcando outros, e a coisa foi deslanchando, até o dia em que Baden foi para o apartamento de Vinícius, e ficou por lá, três meses mais ou menos,Vinícius de Moraes - Vinícius Poesia e Canção compondo e tomando apreço por um destilado que ele ainda não conhecia direito: O whisky escoçês, chamado por Vinícius de O Cachorro Engarrafado, o Os Afrosambas de Baden e Viníciusmelhor amigo do homem. E segundo pesquisas do próprio Vinícius, os dois abalaram a produção do malte da escocia daquele ano de 62. Mas os frutos foram muito bons, foi dessa temporada que saíram a maior parte dos Afro-Sambas, que seriam gravados alguns anos mais tarde, e se tornariam uma obra prima da música brasileira. Ouçam este F&E que conta e toca um pouco disso tudo.

Boa audição.

P.S.: Indico os livros: 'O violão vadio de baden powell' da jornalista francesa Dominique Dreyfus (editora 34), e 'Vinícius de Moraes-O poeta da Paixão' de José Castelo (Companhia das Letras), para um aprofundamento maior sobre a vida e obra destes dois gênios da música brasileira.

Leo & Martoni


 part 1

 part 2

.
.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007