Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os 3 primeiros LP's de João Gilberto

De eerste 3 LP's van João Gilberto
O terceiro LP de João Gilberto foi o tema de Forma & Elenco de sabado 1 de dezembro 2007. Os amigos de Rádio Forma e Elenco podem encontrar os primeiros LP's de João Gilberto em muitos outros blogs, por exemplo no Loronix. Mas para facilitar, apresento aqui todos 3 juntos.

De derde LP van João Gilberto was het thema van het programma van Forma & Elenco van zaterdag 1 december 2007. De vrienden van Rádio Forma & Elenco kunnen de eerste LP's van João Gilberto in vele blogs vinden, bv Loronix. Maar voor het gemak plaats ik de drie eerste LP's hier bij elkaar.




==========================================================================


- O primeiro LP - - De eerste LP -
João Gilberto - Chega de Saudade (1959)

Ninguem melhor que o proprio diretor musical deste projeto, Antonio Carlos Jobim, para fazer um comentário sobre João Gilberto. Veja o texto da contra-capa do LP.

"João Gilberto é um baiano, "bossa-nova" de vinte e seis anos. Em pouquíssimo tempo, influenciou tôda uma geração de arranjadores, guitarristas, músicos e cantores. Nossa maior preocupação, neste "long-playing" foi que Joãozinho não fosse atrapalhado por arranjos que tirassem sua liberdade, sua natural agilidade, sua maneira pessoal e intransferível de ser, em suma, sua espontaneidade. Nos arranjos contidos neste "long-playing" Joãozinho participou ativamente; seus palpites, suas idéias, estão todas aí. Quando João Gilberto se acompanha, o violão é ele. Quando a orquestra o acompanha, a orquestra também é ele. João Gilberto não subestima a sensibilidade do povo.
Ele acredita, que há sempre lugar para uma coisa nova, diferente e pura que - embora à primeira vista não pareça - pode se tornar, como dizem na linguagem especializada: altamente comercial. Porque o povo compreende o Amor, as notas, a simplicidade e a sinceridade. Eu acredito em João Gilberto, porque ele é simples, sincero e extraordinàriamente musical.

P. S. - Caymmi também acha. "


...................................................................Antonio Carlos Jobim


Tracks:

01 - Chega De Saudade
02 - Lobo Bobo
03 - Desafinado
04 - Brigas, Nunca Mais
05 - Hô-Bá-Lá-Lá
06 - Saudade Fez Um Samba
07 - Maria Ninguem
08 - Rosa Morena
09 - Morena Boca De Ouro
10 - Bim-Bom.mp3
11 - Aos Pés Da Cruz
12 - É Luxo Só

Baixar / Download - - Aqui / hier (192 kbps)

==========================================================================

- O segundo LP - - De tweede LP -
João Gilberto - O Amor, o Sorriso e a Flor (1960)





Aqui tambem temos o comentário do Tom Jobim:

Texto da contra-capa:

"Em janeiro, não aguentei mais e subi a serra. Todos sabem como foram as águas em 60. Como choveu! Cheguei à fazenda, meti-me numas calças velhas e esperei a chegada daquela burrice calma que nos dá nove horas de sono sem sonhos. O mau tempo e o barro mantinham a todos presos em casa. Bom era quando odia amanhecia melhorzinho e eu e meu filho, ainda de pijama, íamos ver o trabalho das formigas cortando as roseiras do jardim. Mas qual! Quando o sol começava a querer esquentar vinha logo a chuva e nós corríamos para dentro. Uma noite, já ia apagar os lampiões, quando ouvi o motor de um carro que pelejava para subir a rampa. João Gilberto e Sra. estavam chegando. Tínhamos combinado que ele viria, mas, devido ao mau tempo já não acreditávamos que Joãozinho chegasse, e logo de taxi! Depois ele me contou que, atolado na lama, esperou um trator puxar o carro. Vinha cansado e descansou uns dois dias.
Então começamos a trabalhar. Fugíamos da sala onde brincavam as crianças prêsas pela chuva. Íamos para um dos quartos vazios, com fôrro de madeira, que aliás dão boa acústica. Lá, longe da cidade e do telefone, trabalhamos sossegados uns dez dias. De vez em quando o trabalho era interrompido pelas crianças que irrompiam no quarto trazendo algum filhote de tico-tico ou de coleiro "caído" do ninho. Nessa época do ano a trepadeira da varanda fica cheia desses ninhos de passarinhos pequenos. Às vêzes também as patroas entravam com um café cheiroso, biscoitos, e ficavam alí um pouco. Quando o tempo melhorava vinha o sol quente. Tomávamos banho de cachoeira e íamos flanar um pouco pelas redondêzas. Aí Joãozinho partiu. Dias depois recebo um recado; o disco estava atrazado e o Aloysio havia marcado a gravação. Desci também e começou a correria: estúdio, cópias, músicos. E tudo foi feito num ambiente de paz e passarinhos.


P. S. - As criancas adoraram "O Pato".

..................................................................Antonio Carlos Jobim


Tracks:

01 - Samba de Uma Nota Só
02 - Doralice
03 - Só em Teus Braços
04 - Trevo de Quatro Folhas
05 - Se ‚ Tarde, me Perdoa
06 - Um Abraço no Bonfá
07 - Meditação
08 - O Pato
09 - Corcovado
10 - Discussão
11 - Amor certinho
12 - Outra vez

Baixar / Download - - Aqui / hier (128 kbps)
==========================================================================

- O terceiro LP - - De derde LP -

João Gilberto - João Gilberto (1961)



Este LP foi o tema do programa de F & E de sabado 01 de dezembro. Veja para mais detalhes.

Tracks:

01 - O Samba da Minha Terra
02 - O Barquinho
03 - Bolinha de Papel
04 - Saudade da Bahia
05 - A Primeira Vez
06 - O Amor em Paz
07 - Voce e Eu
08 - Trem de Ferro - Tremzinho
09 - Coisa Mais Linda
10 - Presente de Natal
11 - Insensatez
12 - Este Seu Olhar

Baixar / Download - - Aqui / hier (320 kbps)
==========================================================================
Aqui completa a relação dos primeiros tres LP's do João Gilberto gravado pela Odeon.

Abraços, Martoni

Nenhum comentário: