Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Agenor de Oliveira ou Cartola


Programa de sabado, 24 de novembro 2007Cartola
Este F&E vai falar um pouquinho de mais um dos gênios de nossa música brasileira. O seu nome era Agenor de Oliveira, más ficou conhecido como Cartola. Se estivesse entre nós aqui na terra, teria completado 99 anos no último dia 11 de outubro, e neste mês de novembro, mais precisamente no dia 30, completam 27 anos de seu falecimento.

Más como já disse Salvador Dali (pintor surrealista): "Gênios não morrem", o nosso Cartola é para sempre , sua obra jamais será esquecida, pois é de uma qualidade poética essencial, contida nas coisas simples, que somente alguns escolhidos conseguem transmitir através de sua música ou sua poesia, e Cartola era um destes poucos.

Nascido no Morro do Catete, no Rio de Janeiro, logo se mudou para o Morro da Mangueira, de onde nunca mais se afastaria. Aos 15 anos, logo após a morte de sua mãe, se iniciaria na vida boêmia. Foi nessa nessa época também que ganharia este seu apelido que o acompanharia a vida toda.
Agenor arranjou um emprego como pedreiro, e para impedir que o cimento das obras lhe caisse na cabeça, começou a usar uma cartolinha, ficou para sempre Cartola.

Em 1925, junto com seu amigo Carlos Cachaça, que também se tornou seu mais constante parceiro, foi o fundador do Bloco dos Arengueiros. Da ampliação e fusão com outros blocos existentes no morro, surgiu em 1928 a segunda escola de samba carioca: a Estação Primeira de Mangueira, fundada no dia 28 de abril daquele ano. Quem escolheu o nome e as cores verde e rosa da Escola, foi o próprio Cartola.

A partir dos anos 30 tem diversos sambas seus gravados por grandes nomes da época como: Francisco Alves, Carmen Miranda, Silvio Caldas e Araci de Almeida. No início dos anos 40, Cartola desaparece dos meios musicais, muitos pensaram até que teria morrido. Só foi redescoberto quando em 1956, o cronista Sérgio Porto,o encontrou lavando carros em uma garagem, no bairro de Ipanema, e a noite trabalhava como vigia de edifícios.



Em 64, já em compania de Eusébia Silva do Nascimento, a dona Zica, resolveu abrir um restaurante, que se tornou um ponto de encontro dos legítimos representantes do samba de morro e tambem de jovens compositores da fase pós-Bossa Nova, que foram alertados sobre Cartola, pela eterna musa do movimento, Nara Leão.


Nara, incluíra o samba "O sol nascerá", de Cartola e Elton Medeiros, em seu espetáculo "Opinião", o restaurante era o ZICARTOLA.

O alerta de Nara foi ouvido, e a genialidade do morro passou para a universalidade. Mesmo que para muitos, tardiamente, Cartola gravou quatro discos entre 1974 e 1979, contendo diamantes da música brasileira. Fica a pergunta: Será que as Rosas não falam?
Ouçam neste F&E um pouco mais de, e sobre Cartola.



Na seleção musical deste sabado /
Muzikale selectie van deze zaterdag:
Marcos Valle,
João Donato,
Gal Costa,
OSESP,
Lisa Ono,
Milton Nascimento
e mais algumas surpresas.



P.S.: Nesta última terça feira, a musa Gal Costa, deu uma passadinha pelo site Loronix de nosso amigo Zeca, lógico que ela foi convidada a passar por aqui também. Ela cantando "Acontece" do Cartola, "Camisa Amarela" do Ary Barroso e mais uma surpresa com ela e Donato juntos, vc pode ouvir de joelhos neste F&E.

Gal, aguardamos voce por aqui, e seu cantar, sempre aqui estará.. Tudo de bom á voce e a todos voces que nos vistam aqui neste espaço de música brasileira e informação.

Abraço meu (Leo) e do Martoni.


Ouvir / Beluisteren
Aqui / hier >> - part 1 - - part 2 - - - tudo/alles

Baixar / Downloaden Aqui / hier >> - part 1 - - part 2

2 comentários:

Hideste disse...

Oi Martoni & Leo,

Acabei de ouvir o Cartola. Curti um bocado, continuem.

Abs

Martoni disse...

Oi Hideste, que legal que está gostando do nosso blog.
Estamos (Leo e eu) fazendo o possivel para fazer alguma coisa atraente com muita informação interessante. Sómente assim que podemos esperar que o numero de ouvintes/visitantes aumenta.
Abraços, Martoni